Em que ordem assistir os animes de Fate
Fate/Stay Night é, sem sombra de dúvidas, uma das franquias mais populares do Japão, também é uma das mais extensas, o que gera um pouco de confusão entre os fãs que querem assistir a série, e não sabem por onde começar.
A franquia não tem, para a forma como está escrita, uma ordem específica estabelecida, entre sequências, filmes, spin-offs e universos alternativos, pode parecer muito confuso, mas iremos explicar como começar, sem muita bagunça, para que você possa desfrutar do próximo filme Fate/Stay Night Heaven’s Feel.
Um pouco de Visual Novel? Rotas?
Fate/Stay Night é uma história que gira em torno da Guerra do Santo Graal, uma batalha onde sete feiticeiros convocam heroes e lendas para ajudá-los a lutar e a obter o Cálice Sagrado, capaz de cumprir qualquer desejo do vencedor.
A história de Fate/Stay Night começou como uma visual novel, que dependendo das ações e do interesse do personagem foram destrancadas 3 rotas ou histórias. A primeira rota é focada na Saber, a segunda na Rin e a terceira rota, e a mais obscura, que só pode ser vista se você ter assistido as duas rotas anteriores, na Sakura. Destas três rotas vieram inúmeras adaptações para anime, novels, mangá, spin-offs, em suma.
A complexidade de adaptar as três histórias diferentes e paralelas da visual novel ocorreu gradualmente no universo animado de Fate/Stay Night, a primeira adaptação foi feita em 2006 pelo Studio Deen, essa adaptação foi uma mistura muito estranha entre fantasia, ação, comédia, harém e romance, mas muitos fãs sentiram que não foi feito juízo à novel original e ficou fraca. O mesmo aconteceu com o filme Fate/Stay Night Unlimited Bladeworks de 2010. Ambos os títulos são raramente recomendados, sim, foram as primeiras adaptações animadas de Fate e guardam um lugar especial em nossos corações, porém, felizmente, agora existem maneiras melhores de tocar na franquia:
A primeira seria Fate/Zero, que nos mostra os fatos da guerra anterior, consiste em 25 episódios e foi produzida em 2011 pelo estúdio Ufotable. A animação é incrível e a trágica história escrita por Gen Urobuchi fez com que um público mais adulto conheçesse essa história.
A segunda seria Fate/Stay Unlimited Bladeworks, feito em 2014 pela Ufotable. Esta segue a rota de Rin, você pode vê-la antes de Fate/Zero ou depois, bom... como você preferir.
A terceira adaptação seria a trilogia de filmes Fate/Stay Night Heaven’s Feel, que estreou no Japão em Outubro de 2017. Para desfrutar-se deste belo filme, você pode ver Fate/Zero e Fate/Stay Night Unlimited Bladeworks ou se você é daquelas pessoas que tem pouco tempo a seu dispor, os dois primeiros episódios de Unlimited Bladework para conhecer os personagens e o conflito do Santo Graal.
Apocrypha, Kaleid Prisma Illya, Extra ou Grand Order?
Bem, todas as séries que citei acima são spin-offs, que se somam ao universo de Fate/Stay, mas que não têm nada a ver com a história principal de Fate/Stay Night. Alguns são spin-offs muito engraçados como as Magical Girls de Prisma Illya, outros são introdução a um jogo como Grand Order, e outros simplesmente passam em outro universo, como Apocrypha. Enquanto alguns são mais divertidos do que outros, não superam a história principal, embora sejam muito divertidos e recomendados aos fãs que sempre querem mais material Fate/Stay.